sexta-feira, 18 de abril de 2008

Mas afinal, que diabos é esse negócio de blog?


Bem vindo! Você já está em um!
Blog é exatamente isso que está vendo, não na sua forma física em si, mas na sua estrutura de pensamento.
Para mim talvez uma revolução da internet, onde seu próprio criador de conteúdo somos nos mesmos. Aqui você pode criticar, comentar, xingar, sugerir, entre outras coisas, ou simplesmente obter a informação postada.
Pra quem não sabe o blog é uma arma poderosa e influenciadora, a nova plataforma do jornalismo crítico, o grande desespero para o direito autoral. E não termina por aí!
Entre as informações postadas neste, você poderá saber um pouco sobre tudo isso e criar a sua própria opinião sobre o que é realmente essa coisa toda, ou quem sabe se estimular a ser mais uma colaborador da blogosfera.

Pra início vamos aos fatos históricos:

Nos primórdios o blog era conhecido puro e simplesmente como diário virtual.
Uma figura aí chamado John Barger chamou esse diário pessoal na rede de "weblog", algo como "registro na web".
Chegou um pouco depois uma outra figura e dividiu o termo em dois, para gerar o trocadilho "we blog", ou "nós 'blogamos'.
Aí já era, o termo blog pegou geral na boca dos internautas!

"Na internet eles se transformaram em manifestações públicas e coletivas. Um faz referência ao outro. Um comenta o outro. Um se inspira no outro. E essa multidão de blogs que se entrecruzam e se relacionam ficou conhecida como blogosfera."

O blog virou uma porta para o internauta dizer o que é, o que pensa, e o melhor, ser lido por qualquer pessoa em qualquer lugar com acesso a rede, bastando ter o conhecimento da língua!
Além disso, ter o retorno do que foi dito, saber o que as pessoas acharam do seu post, receber críticas e sugestões de forma direta. Coisa que é diferente nos meios de comunicação tradicionais.

Hoje o blog é muito mais do que um simples diário virtual.
Hoje eles são criadores de opinião, transmissores de cultura e informação, são uma forma de entrenimento e notícia, também são uma forma de ganhar dinheiro (sim, sim, porque não!?), e de causar muita polêmica!

Como os casos de Bill Clinton (o escândalo Monica Lewinsky voi descoberto através de uma dica dada deste meio).
De ACM (Divulgação do plágio do discurso de um outro deputado feito pelo mesmo no seu discurso de renúncia ao mandato).
Da Apple (Consumidor fez um blog com o título: "Sujo segredo do iPod", onde acusa a empresa de não trocar a bateria do aparelho somente para o consumidor comprar um novo, foi descoberto que esse era o procedimento da empresa para obter maior faturamento com as vendas ocasionadas por esse motivo).

Enfim...o blog é mais poderoso do que imaginam!

Informações dadas nesse post e complementos veja neste site:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74959-6014-428-2,00-BLOGS+OS+CAMPEOES+DE+AUDIENCIA.html
Artigo da revista Época sobre o assunto, vale muito a pena ler!

Nenhum comentário: